Opera National de Paris
A Paris Opera Ballet é hoje considerada uma das melhores empresas do mundo. A idade média é de 25, tornando-o um dos mais jovens. O seu repertório é muito grande, que vão desde o romântico e grandes ballets clássicos às criações de coreógrafos contemporâneos.
O Ballet estágios atualmente cerca de 180 espectáculos por temporada em Paris, as regiões francesas e no exterior
O Ballet estágios atualmente cerca de 180 espectáculos por temporada em Paris, as regiões francesas e no exterior
Sao 154 dançarinos | 18 étoiles | 16 primeiras bailarinas
Os bailarinos normalmente se juntam ao ballet entre as idades de 16 e 20 e continua sua carreira até 42 anos de idade.
Os bailarinos normalmente se juntam ao ballet entre as idades de 16 e 20 e continua sua carreira até 42 anos de idade.
O ballet é dirigido e gerido pelo Diretor da Empresa, Brigitte Lefèvre, assistido por um Administrador, Olivier Aldeano, um Mestre Ballet, Patrice Bart, diretamente relacionado com o Diretor da Companhia, dois mestres de balé, quatro mestres assistente de ballet, um gerente de palco e cinco estágio gerentes assistentes. 7 professores executar aulas matinais diárias. As tardes são reservadas para os ensaios que também pode ser realizada à noite, quando não há performance.
Praticamente todos os dançarinos são treinados na Escola de Ballet Opera Paris.
Admittance ao corpo de baile é organizado com base em um exame de admissão anual competitiva e proporcional ao número de lugares disponíveis.
anual corps de ballet exame permite bailarinos para subir os escalões da hierarquia:
. quadrilha, coryphée, sujet, premier danseur
O étoiles são nomeados pelo Director da Ópera, com base em recomendações feitas pelo diretor da empresa.
anual corps de ballet exame permite bailarinos para subir os escalões da hierarquia:
. quadrilha, coryphée, sujet, premier danseur
O étoiles são nomeados pelo Director da Ópera, com base em recomendações feitas pelo diretor da empresa.
A Companhia está localizada no Palais Garnier. Aulas e ensaios são mais freqüentemente realizada no 4 salas de aula, o 5 salas de ensaio (Lifar, Noureev, salas de Petipa, Chauviré e Zambelli) e, ocasionalmente, no Foyer de la Danse. Se ballets são realizadas na Ópera Bastille, dançarinos têm instalações adequadas lá: camarins e salas de ensaio (Nijinski e salas de Balanchine).
Kirov Ballet
Kirov Ballet uma das duas principais companhias de balé daRússia , sendo o outro o Ballet Bolshoi . Em 1991, foi rebatizado oficialmente o St. Petersburg Ballet Maryinsky, no entanto, de suas viagens freqüentes no exterior ainda é chamado de Ballet Kirov. Muitas vezes considerado como a companhia de ballet lugar europeu, com estrita tradição clássica da elegância e beleza, a empresa foi originalmente o Ballet Imperial Russo. Em 1889 ele se mudou para o Teatro Maryinsky. Sob a direção de Marius Petipa a empresa estreou a Tchaikovsky ballets Bela Adormecida (1890) e O Lago dos Cisnes (1895). A empresa entrou em declínio após a Revolução Russa em 1917, mas o grande mestre e amante de ballet Agrippina Vaganova (1879-1951) ajudou a preservar as suas tradições através da formação bailarinos principais da empresa. Seu trabalho se tornou a base de instrução ballet na União Soviética . Em 1935 a empresa passou a se chamar Ballet Kirov. Durante a guerra fria, a empresa teve dificuldades como muitos de seus bailarinos, incluindo Nureyev , Makarova e Baryshnikov , desertou para o Ocidente. Desde a queda da União Soviética, a empresa produziu, junto com seu repertório tradicional, ballets de Balanchine e outros coreógrafos modernos. Oleg Vinogradov foi o diretor artístico 1977-1997; Valery Gergiev agora ocupa o cargo.
Símbolo do balé clássico em todo o mundo, a mais aclamada companhia de todos os tempos, o Kirov Ballet é também uma história de tradição e sucesso que tem 273 anos. Em seus palcos surgiram os maiores balés de todos os tempos, espetáculos como “Don Quixote” e “La Bayadère” e três grandes peças assinadas por Tchaikovsky, “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra-nozes” — ainda hoje entre os maiores sucessos da companhia. Nos palcos do Kirov nasceu também a genialidade dos maiores bailarinos da história, como Anna Pavlova, Vasláv Nijinsky, Rudolf Nureyev, Natalia Makarova e Mikhail Baryshnikov.

Bolshoi
O Ballet Bolshoi é a Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou. Sua origem se deu em 1773 quando um grupo de bailarinos, meninos e meninas carentes, e outros cidadãos servos, foi formado através de aulas realizadas em um orfanato de Moscou, porém a capital da URSS ainda era Leningrado. A partir de 1776 esse grupo passou a integrar a companhia do Teatro Petrovski, um local construído para abriga-los. Porém a construção da época era muito frágil e não resistente a incêndios, motivo pelo qual em 1805 o prédio foi destruído e de 1805 a 1825 o Teatro Arbat, o novo Teatro Imperial, foi local de apresentações desta companhia, até que em 1824 foi construído um novo prédio, no mesmo local do antigo teatro incendiado, e onde fica a sede atual do Teatro Bolshoi, tombada pela Organização das Nações Unidas, como Patrimônio Arquitetônico e Cultural da Humanidade. Em 18 de janeiro de 1825, com sua arquitetura Clássica e suntuosa foi inaugurado com o nome de “Grande Teatro Petrovski”. Com o movimento nacionalista do balé russo abandona-se a herança do balé francês com sua mitologias e começa a se valorizar a literatura e os costumes russos na criação de novas composições coreográficas. Este movimento não pôde impedir a influências de coreógrafos como Petipa.
Até a Revolução Russa de 1917, a companhia de dança do Teatro Marriinski, que após esta revolução passou a se denominar Ballet Kirov, era a mais importante no cenário da dança russa acadêmica, porém o Ballet Bolshoi habitualmente recebia as grandes estrelas da dança, reproduzindo ainda os balés do consagrado Petipa, desta forma ganhando maior notoriedade pública.
No início do século XX, dirigido por A. Gorski (1878 a 1924), o Bolshoi buscava se libertar da constante presença de Petipa em seus repertórios, desejava uma nova identidade. Com a capital do país saindo de Leningrado e vindo para Moscou a companhia começa a receber maior incentivo do governo, podendo investir em seus talentos e pagar por aqueles formados pela Escola do Ballet Kirov, que neste século passa ter o mérito de formadora técnica e estilo impecável, enquanto que o Bolshoi fica famoso pela projeção de grandes estrelas, dando vitalidade ao balé russo. Naturalmente esta diferença de trabalho gerou uma rivalidade entre as duas companhias, porém ambas possuem seus méritos. Muitos dos artistas do Bolshoi são formados na escola do Kirov.
Hoje o Bolshoi possui um grande naipe de profissionais, como: bailarinos, mímicos, cantores e músicos adultos e infantis. E anualmente produz em média de quatro espetáculos por mês, entre balés e óperas.
No Brasil foi aberta uma Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, Santa Catarina, com a proposta de formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. Esta escola pretende trabalhar nos mesmo ideais sociais que deu origem a Escola Coreográfica de Moscou, em 1773, proporcionando o desenvolvimento cultural às crianças da camada mais carente da nossa sociedade. A escola conta com a colaboração dos Amigos do Bolshoi permitindo que muitos alunos recebam bolsa de estudo, desta forma saindo do estado de
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