Alexandro Micale

Participou do Raça Cia de dança, Cia Paulista de dança, Especial Academia, Grupo da Joice.
Ja trabalhou no SBT, Criança Esperança onde dançou com cantores famosos como Daniela Mercury.
Foi premiado em varios festivais, tais como: Festival de dança de joinvile, Festival Triangulo Mineiro, MPB Dança, FILO, ENDA, Ginastrada, Elite Produçoes artisticas, etc...
Fez parte do projeto social Faces de Londrina como coreógrafo durante 8 anos.
Hoje faz parte do corpo docente da escola Municipal de dança de Londrina e integra a Cia Ballet de Londrina ha 11 anos.
Viengsay Valdes
Nascido em Havana, Viengsay Valdés mudou em três meses para o Laos, onde seu pai era o embaixador de Cuba. Aos três anos, sua família mudou-se para as Seychelles. Aos seis anos, ela se mudou de volta para Havana, Cuba, onde sua avó continuou sua educação.

O lendário diretor de Alicia Alonso manchou talento Valdés ", e convidou-a para participar do Ballet Nacional de Cuba. Ela tinha 17 anos. Um ano depois, ela foi promovida para o cargo de primeiro bailarino.
Em julho de 2001, Alonso promovido Ms Valdés à categoria de primeira bailarina (primera bailarina), tornando-se um dos quatro melhores bailarinas da companhia. Ela visitou a teatros importantes de Espanha e os Estados Unidos.
Ms. Valdés desenvolveu uma reputação por suas interpretações dos papéis principais do sexo feminino nos ballets Carmen, Giselle, O Lago dos Cisnes, Bodas de Sangue, Don Quixote, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida, Cinderela, Coppélia, La Fille Mal gardée e O Quebra-Nozes . Ela também dançou em notável pas de deux de O Corsário, Diana e Acteon, Silvia e Black Swan.
Todos os anos desde 1994, a Sra. Valdés foi um participante no prestigiado Festival Internacional de Balé de Havana. Ela foi nomeada a bailarina de maior destaque no XVIII Festival Internacional de Balé de Havana (20-28 outubro, 2002). Isto foi graças às suas performances estrelando em Giselle, e seu desempenho como Kitri em Don Quixote. Seu parceiro em Dom Quixote era premier dançarino Carlos Acosta.
Valdés realizado no World Stars Gala Ballet, em Budapeste, 14 de setembro de 2002. Em fevereiro de 2003, a Sra. Valdés foi um dos convidados para a Gala de Encerramento do Ballet Festival, em Dessau-Alemanha. Ela foi convidada para dançar no Lugar de Real San Lorenzo do Escorial pela segunda vez em 2003 e 2005 durante sua turnê de Espanha. Em setembro de 2003, a Sra. Valdés participou como convidado na Gala Mundial, "Les Etoiles du XXIe Siècle", que teve lugar na Champs-Elysées, em Paris. Valdés primeiro parceiro para a Gala foi a estrela do ballet italiano Giusseppe Picone e também seu parceiro seguinte foi o russo Alexei Tyukov estrelas.
Em outubro de 2002, Valdés foi convidado a estrela de convidado como Kitri para uma apresentação de Don Quixote de La Scala, em Milão, mas ela não pôde participar porque tinha um compromisso antes de turnê nos EUA, com o Ballet Nacional de Cuba. Em janeiro de 2004, ela participou do 1 º Festival de Ballet de Pequim, com O Lago dos Cisnes.
Em 2003, Alicia Alonso fez Valdés da empresa prima ballerina, a posição mais alta para uma bailarina em Cuba. A partir de então, ela pegou o papel de liderança em todas as galas da empresa principal.
Em setembro de 2004, ela foi convidada por uma segunda vez para participar do Estrelas do Ballet Gala Mundial em Budapeste. Os bailarinos, gestores, personalidades e outros personagens ilustres, votaram para escolher Ms Valdés como sua dançarina favorita deste Gala Mundial, e ela foi posteriormente atribuído o Prémio de Popularidade.
No verão de 2005, Valdés dançou toda a Espanha. Ela foi convidada em 23 de julho de 2005 a aparecer em Cannes no Etoiles du Ballet Festival 2000, uma associação de críticos do mundo da dança mais importantes.Em agosto de 2005, ela estrelou em uma temporada de quatro dias de Giselle no Sadler's Wells no Theatre em Londres e recebeu opiniões de críticos de dança pendentes vários.
No verão de 2006, Valdés participou do Ballet Festival Mundial em Tóquio, e também estrelou como Kitri no Sadler's Wells Theatre, em Londres, recebendo revisões pendentes de vários críticos.
Em 2007, ela participou do Ballet de Praga e na Gala Internacional Danze Gala em Lisboa. Ela se apresentou na cerimônia de gala com o dinamarquês Royal Ballet (pela primeira vez desde Alicia Alonso em 1969, que uma bailarina cubana havia feito na Dinamarca), em parceria com Carlos Acosta no Manchester International Festival, e desempenhou as funções de liderança em ambos os Giselle e Don Quichotte no Grand Palais, em Paris.
Em outubro de 2007, participou na Gala "Os Gigantes da Dança", que foi dirigido pelo coreógrafo cubano Alberto Méndez, no Auditório Nacional da Cidade do México. Ela então foi convidado para dançar no show "Carlos Acosta e seus Amigos" no Sadler's Wells Theatre, em Londres. Seu companheiro era a estrela do ballet internacional, Carlos Acosta.
Em fevereiro de 2008, em seu artigo primeiro jornal depois de anunciar sua aposentadoria como presidente formal de Cuba, Fidel Castro escreveu: "Há poucos dias, alguém me deu uma versão filmada de" O Lago dos Cisnes ", um assunto sobre o qual eu estou longe de ser . especialista, mas que nas actuais circunstâncias, constitui uma forma muito agradável de esquecimento quase todo o tempo eu observei durante quase duas horas a incrível performance do maior intérprete desse balé no mundo: Viengsay Valdés, filha de um casal diplomática cubana , que lhe deu o nome em homenagem a uma região de Laos, onde eles estavam representando Cuba. Um crítico europeu descrito como uma performance irrepetível. Penso o mesmo. Eu nunca idealizou uma elegância incrível como e flexibilidade, com uma precisão perfeita. "
Em abril de 2008, Valdés realizada em frente à Pirâmides de Gizé, no Egito, na performance de ballet o primeiro profissional no palco ao ar livre lá. Como Kitri em Don Quixote, dançou sob o olhar da Esfinge.
Em julho de 2008, participou na Gala Internacional celebrada em Porto, Portugal ao lado de bailarinos principais do Ballet Real da Flandres e do Ballet Nacional de Portugal. Ela também cantou na Gala Internacional no Teatro Teresa Carreño, em Caracas, Venezuela.
Em agosto de 2008, ela participou na Gala Internacional de Bailado, no Japão, duas vezes, nas cidades de Takamatsu e Tóquio, depois que ela participou de Estrelas da Gala Internacional de Dança ", que foi comemorado nas cidades argentinas, como Rosário, Tucumán e Santiago del Estero.
No final de 2008, ela participou do Concurso Internacional de Ballet de Gala em Istambul, na Turquia.Também se apresentou como Kitri no Centro de Danza de Porto, Portugal, no Teatro Sá de Miranda e no Europark, um auditório de grande escala.
Em janeiro de 2009, foi convidada novamente para participar na Gala Ballet de Praga, e realizado na Ópera Estatal.
Em março de 2009, foi convidada como artista convidado pela Academia Mariinsky a participar no Festival Internacional de Balé Nona em São Petersburgo, atuando como Kitri em Don Quixote, com coreografia de Alexander Gorsky, baseado no original de Marius Petipa. Seu parceiro era o bailarino russo Leonid Sarafanov.Ela foi posteriormente convidado a participar da Nona Ballet Gala em Dortmund, na Alemanha. Ela também foi convidada a participar como artista convidado pelo Ballet de Ancara para se juntar a companhia para dançar o papel de Giselle, no Teatro Ópera de Ankara.
Em abril de 2009, a União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) atribuiu-lhe o Prêmio de Dança para o desempenho feminino em circulação durante a temporada 2007-2008.
Em junho de 2009, Valdés foi convidado a participar do Ballet Festival Mundial de Star, no Centro de Artes de Seul, Coreia do Sul. Em julho, ela se apresentou no especial de Homenagem Gala dedicada a Alicia Alonso, dividindo o palco com o Royal Ballet de Londres, no Gran Teatro de La Habana. Nesta ocasião, ela dançou a famosa "Black Swan" pas de deux com o ballet estrelas Thiago Soares, bailarino principal do Royal Ballet.
Em setembro de 2009, ela realizou a liderança no Lago dos Cisnes em visitar o Ballet Nacional de Cuba para Madrid. Ela viajou para Washington DC, para trabalhar como artista convidado na performance de abertura 2009.2010 temporada para o Ballet de Washington, Dom Quixote, de Eisenhower a Kennedy Center Theater.Dançando o papel de Kitri, esta era uma nova encenação do balé clássico pela internacionalmente reconhecida coreógrafa Anna-Marie Holmes.
Ela tem realizado importantes papéis nas principais teatros da Europa, Ásia, América Latina e América do Norte, ela fez turnê na Espanha, França, Portugal, Itália, Chipre, República Checa, Hungria, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Holanda, China, Laos , Venezuela, México, os países da República Dominicana, Colômbia, Panamá, Brasil, Argentina, Chile, Turquia, Ucrânia, Rússia, Tunísia, Egipto, Japão, Coreia do Sul e outros
Sylvie Guillem
Nasceu em Paris, no dia 25 de fevereiro de 1965. Sua mãe era professora de ginástica rítmica, muito jovem Sylvie já mostrava sua aptidão natural, e sua enorme flexibilidade. Aos 11 anos começou a estudar na Escola de Ballet da Ópera de Paris, e com 16 anos já integrava o corpo de baile da mesma.
A partir deste momento sua carreira explodiu, ganhou diversos prêmios. Com apenas 19 anos tornou-se primeira bailarina e depois de sua primeira atuação em O Lago dos Cisnes, em uma produção de Nureyev, foi promovida à Etoile (categoria máximo de uma bailarina).
Atualmente Sylvie tem contrato com o Royal Ballet, mas com liberdade para dançar como convidada e fazer tournes pelo mundo inteiro, algo que ela não possuía no Ballet da Ópera de Paris, sendo um dos principais motivos para de lá ter saido.
A partir deste momento sua carreira explodiu, ganhou diversos prêmios. Com apenas 19 anos tornou-se primeira bailarina e depois de sua primeira atuação em O Lago dos Cisnes, em uma produção de Nureyev, foi promovida à Etoile (categoria máximo de uma bailarina).
Atualmente Sylvie tem contrato com o Royal Ballet, mas com liberdade para dançar como convidada e fazer tournes pelo mundo inteiro, algo que ela não possuía no Ballet da Ópera de Paris, sendo um dos principais motivos para de lá ter saido.
Thiago Soares
Aos 11 anos, Thiago Soares começou a dançar em um grupo de street dance, em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. Aos 15, procurou o Centro de Danças Rio para ter aulas de jazz. Queria se aperfeiçoar na dança de rua. Ao assisti-lo nas primeiras aulas, Débora Bastos, professora da escola, não teve dúvidas: ele tinha tudo para se tornar um grande bailarino clássico. Por isso, avisou que só o aceitaria como aluno se também fizesse balé. No entanto, ela teve que lidar com o preconceito do rapaz. Apresentou-lhe um vídeo com performances do bailarino Fernando Bujones. Thiago ficou maravilhado. Daí para frente, começou a batalhar e se apaixonou de vez por essa arte. Conheceu então Mariza Estrella e Angélica Fiorani, que acreditaram no potencial dele e o fizeram assumir a dança profissionalmente.
Thiago foi convidado a integrar a companhia Le Jeune Balle, da França, mas foi orientado a retornar ao Brasil para completar os estudos antes de partir mundo afora. Melhor para ele: de volta para casa, foi convidado a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele já tinha 18 anos.
No ano seguinte, já incorporava os papéis principais de balés como O Lago dos Cisnes, Giselle, Dom Quixote, Coppélia e La Bayadère
Logo após um concurso, ele conseguiu um feito histórico: foi convidado pelo Kirov Ballet para integrar o seu quadro de aprendizes durante um ano.
ele foi aconselhado a tentar uma audição para o Royal Ballet.ele conseguiu um contrato para começar a atuar por lá a partir de setembro de 2002.
grande oportunidade surgiu quando Natalia Makarova foi convocada para montar A Bela Adormecida para a companhia. o colocou para interpretar Carabosse, a fada má, e ainda ganhou a possibilidade de encenar o Príncipe Florimundo com a bailarina Tamara Rojo.
Em 2004, foi promovido a primeiro-solista e começou a atuar frequentemente em papéis principais.
Hoje, Soares continua no Royal desempenhando papéis importantes com a mesma determinação do começo da carreira. Suas interpretações têm feito grande sucesso entre a sisuda crítica de dança britânica. Após uma apresentação do bailarino com Svetlana Zakharova, no Rio de Janeiro, Eliana Caminada comentou: “Como pode um rapaz de sua idade assumir tamanha responsabilidade, compreender tão bem como se comporta um bailarino nobre? Soares é nobre como figura, como interior e como qualidade de dança; nenhuma concessão aparece em sua técnica pura, na escola que denota sua iniciação bem feita.” São esses elementos, responsabilidade e profissionalismo, que fazem de Thiago Soares uma das maiores estrelas atuais da dança clássica brasileira. Que ele sirva de modelo e inspiração para tantos outros.
Cecilia Kerche
Nascida no Brasil, teve seus estudos de ballet iniciados com Vera Mayer, Halina Biernacka e Pedro Kraszczuk, seu maestro e, mais tarde, seu marido. Integrou o Ballet do Rio de Janeiro em 1982, chegando a Bailarina Principal em 1985.
Desde então tem feito apresentações nos mais importantes festivais brasileiros e internacionais. Tem se apresentado em diversas oportunidades em La Habana, interpretando obras completas junto ao Ballet Nacional de Cuba.
Requisitada em festivais de grandes nomes como: Madri, Moscou, Londres, Santander, Peralada, Nervi, Jerez, México City, Caracas, Santiago de Chile, Assunción, Montevidéu, Puerto Rico, Dresden, Bruxelas, Antuerpia e Paris, sendo que, nestas últimas cidades tomou parte no espetáculo “Les Gèants de La Danse”, junto a Maya Plissetskaya, e várias outras estrelas internacionais.
Em 1996, Márcia Haydée coreografou para Cecília Kerche um Pas de Deux inspirado na lenda da Sereia Yara.
Interpretou coreografias de muita importância na história do Ballet na temporada de 2000, a mega produção de “A Bela Adormecida”, Derek Dean criou para Cecília a personagem Fada Lilás, apresentada no Royal Albert Hall.
A Argentina também abriu suas portas para Cecília Kerche, apresentações em galas, recitais e atuações junto às companhias oficiais do país, têm feito desta artista uma das figuras mais conhecidas e admiradas no cenário do ballet ali. Interpretou “La Bayadère”, preparada por Natália Makarova. Além de, também, interpretar “Nikiya” no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi ainda apontada por Madame Makarova como a melhor intérprete do mundo de Odette/Odile em “O Lago dos Cisnes”
Em comemoração ao centenário de falecimento de Tchaikovsky, dançou, como estrela convidada do teatro Colón de Buenos Aires, “O Quebra-Nozes”.
No Chile convidada pelo Ballet Nacional para a temporada de 1999, em comemoração aos 40 anos desta companhia, atuou nas produções de “La Bayadère”, “O Lago dos Cisnes” e “Giselle”.
No encerramento da temporada de 2004 do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, nos proporcionou atuações emocionantes de “Tatiana” no ballet “Eugenio Onegin”.
Devido à sua plasticidade, tem encontrado no repertório moderno, neoclássico e contemporâneo uma linguagem pessoal, o que a torna uma bailarina versátil!
Ana Botafogo
Ana Botafogo é a Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, já tendo se apresentado na Europa, Américas do Norte, Central e Sul. Nasceu e foi criada no Rio de Janeiro, onde começou seus estudos de balé. Sua carreira profissional iniciou-se na França, com o Ballet de Marseille , de Roland Petit. Na Europa, freqüentou a Academia Goubbée , na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower , em Cannes (França), e o Dance Center (Covent Garden) em Londres (Inglaterra).
Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (itália), Havana (Cuba), do espetáculo em homenagem à Legião de Honra da França, no Palácio de Versailles, e na Gala Iberoamericana de la Danza , dirigida por Alícia Alonso, realizada em Madrid (Espanha) em comemoração aos 500 anos de descobrimento das Américas.
Optando por continuar sua carreira no Brasil, foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra , da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, ingressou por concurso público como Bailarina Principal do Teatro Municipal do Rio de Janeiro .
Já se apresentou, praticamente, em todos os Estados do Brasil, tendo levado, em 1992, para diversas capitais brasileiras, o espetáculo Ana Botafogo In Concert .
Em 1995, na qualidade de " étoile " convidada da Companhia da Ópera de Lodz (Polônia), interpretou o papel principal feminino do Balé Zorba, o Grego , dançando em várias cidades do Brasil.
Recebeu, do Governo dos Estados Unidos da América do Norte, por intermédio da Comisão Fulbright, e do Governo da Inglaterra, bolsas de estudo para aperfeiçoamento da dança.
O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a, em 1997, "Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres " e, em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe/1998, pelo reconhecimento ao conjunto de seu trabalho e divulgação da dança em todo território nacional.
Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (itália), Havana (Cuba), do espetáculo em homenagem à Legião de Honra da França, no Palácio de Versailles, e na Gala Iberoamericana de la Danza , dirigida por Alícia Alonso, realizada em Madrid (Espanha) em comemoração aos 500 anos de descobrimento das Américas.
Optando por continuar sua carreira no Brasil, foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra , da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, ingressou por concurso público como Bailarina Principal do Teatro Municipal do Rio de Janeiro .
Já se apresentou, praticamente, em todos os Estados do Brasil, tendo levado, em 1992, para diversas capitais brasileiras, o espetáculo Ana Botafogo In Concert .
Em 1995, na qualidade de " étoile " convidada da Companhia da Ópera de Lodz (Polônia), interpretou o papel principal feminino do Balé Zorba, o Grego , dançando em várias cidades do Brasil.
Recebeu, do Governo dos Estados Unidos da América do Norte, por intermédio da Comisão Fulbright, e do Governo da Inglaterra, bolsas de estudo para aperfeiçoamento da dança.
O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a, em 1997, "Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres " e, em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe/1998, pelo reconhecimento ao conjunto de seu trabalho e divulgação da dança em todo território nacional.